Primeiro o mais importante

Há muitos anos sempre me deparo com a estatística de empreendedorismo brasileiro que reza que em cada 100 empresas abertas no Brasil, somente 5 chegam a vencer a barreira dos 5 anos de existência. Sempre acompanhada de análises da escolaridade dos empreendedores, do ambiente econômico brasileiro e internacional e claro da burocracia e carga tributária nacional.

Cheguei a conclusão de que tudo isso não passa de meras desculpas para a incompetência estratégica e prática de nossos empreendedores. Apesar de ser uma palavra um pouco forte e que talvez desagrade muitos empreendedores que dedicam-se quase que integralmente suas vidas ao desenvolvimento de seus sonhos e negócios, não farei rodeios: é incompetência sim!

Conheço muitas pessoas que são ótimas em produzir algo a partir de um dom excepcional que possuem. Gastaram meses, além de uma quantia considerável em como fariam para produzir o seu serviço ou produto, de forma única e especial, agregando valor de forma fantástica e exclusiva.

Porém, após o negócio ter sido aberto, as vendas não aconteciam. Os clientes não entravam na loja como imaginado.Os grandes diferenciais não foram percebidos como “os grandes diferenciais” e os clientes mais desejados continuavam indo na loja do concorrente.

O desespero começa a tomar conta das decisões. Uns emagrecem, outros engordam, o humor piora, o desânimo aflora e as contas do mês aparecem. Frutos da mais pura incompetência em organizar as prioridades e esforços no momento do planejamento estratégico e culpa exclusiva do empreendedor. Se a culpa for de outro, do funcionário, do clima, do ponto, do preço, do fornecedor é tudo desculpa, pois quem escolheu tudo isso foi você empreendedor. Portanto pare de se lamentar e faça primeiro o mais importante.

O foco principal de todo negócio é a venda! Sem venda não há produção, não há estoque, não há entrega, não há investimento em comunicação. Sem venda não há continuidade. Portanto, antes de pensar em como produzir, pense em como vender!

Como vou vender? Para quem vou vender? Quanto tempo demora o cliclo de venda? Quais são as opções de pagamento que vou oferecer? Como vou evitar o calote? Quando vou vender mais? Quando vou vender menos? Qual é a margem que o mercado pratica? Em que lugares vou divulgar que estou vendendo?

Sem garimpar estas respostas, não adianta produzir! É prejuízo líquido e certo!

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Pare e questione-se: quanto do meu tempo estou dedicando ao processo de vendas do meu negócio? Quanto tempo minha equipe está dedicando ao processo de vendas do meu negócio?

Quer vender mais? Quer perdurar por décadas? Faça primeiro o mais importante no seu negócio: dedique-se ao processo de vendas!

Saiba como nos próximos posts que serão publicados aqui.

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