Novo Site do Colégio Renovatus é desenvolvido e publicado em 15 dias

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Em 11 de outubro foi lançada a campanha de matrículas 2011 do Colégio Renovatus, um colégio particular de Campinas com mais de 47 anos de vida. A campanha de comunicação foi desenvolvida pela agência C&M. O planejamento de comunicaçãncia C&M. O planejamento de comunicação é de Wagner Bastos um dos mais experientes planners da RMC. Ficamos com o desafio de desenvolver o plano de Marketing Digital e reformular o site existente.

OBJETIVOS

O novo site deveria estar integrado com a campanha 2011 de matrículas e com o posicionamento “ A educação escrevendo o Futuro”, focado na excelente infra-estrutura do colégio e localização privilegiada à 5 minutos do centro de Campinas. Como estamos no último trimestre do ano letivo, era fundamental manter a área restrita com atividades de aprofundamento ativa sem mudar a rotina dos usuários e a rotina dos colaboradores que publicam este conteúdo. Outro ponto importante era manter a rotina de publicação de novidades e fotos sobre eventos, projetos e atividades curriculares e extra-curriculares do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Por fim, as principais mídias sociais deverão estar integradas de forma a abrir um canal interativo de diálogo com pais, alunos, ex-alunos e demais públicos que interagem com o dia-a-dia do colégio. Abaixo temos uma imagem de como era a página principal do site até então.

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SOLUÇÃO

PLANO DE MARKETING DIGITAL

Um plano de marketing digital é a matéria-prima fundamental para a elaboração de um site otimizado com foco nos principais interesses dos usuários. Este plano nos fornece diretrizes  para consolidar o mapa de serviços do negócio – o resumo de tudo o que se vende e como se vende – e a partir dele criar o mapa do site de forma a transformar o site otimizado em uma máquina de auxílio às vendas totalmente mensurável em tempo cada vez mais real.

PROCESSO FLEXÍVEL DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO CLIENTE

Como o prazo era curtíssimo – 15 dias –  para elaborar este plano com a responsabilidade que ele merece, optamos por consolidar o mapa de serviços e a partir dele montar o mapa do site de forma intuitiva, finalizando-o  dentro de 30 dias após o lançamento do site – que foi em 10/10/10 – através da análise de dados de navegação dos usuários junto a um estudo mais profundo do universo de palavras-chave do negócio do cliente.

MANTENDO O RITMO DE PUBLICAÇÕES

Por ser uma das melhores e mais populares plataformas de gestão de conteúdo, o sistema adotado é de aprendizado intuitivo para as ações elementares que são edição de textos e inclusão de fotos. Desta forma a ação elementar de atualizar novidades no site será migrada para o novo sistema que se mantém integrado com a área restrita para os alunos do colégio, mantendo o acesso as atividades de aprofundamento, horários e comunicados importantes.

Além disso, é dado um treinamento inloco para os colaboradores que serão responsáveis pelas atualizações do site e diversos canais de assistência técnica estão disponíveis por telefone, nextel, chat, formspring e documentação online.

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

Praticamente todo o conteúdo existente no site anterior está presente no novo site, de forma mais encontrável e relevante para o usuário. Foi dada ênfase na organização de páginas estáticas para ajudar o usuário no seu processo de decisão e escolha do melhor colégio para seus filhos, sempre tendo em mente a melhor forma para ser lido pelo usuário final, pelos buscadores de conteúdo e que possa gerar o melhor tráfego possível.

Como o colégio produz muita novidade e muito conteúdo pelas diversas atividades, projetos e infra-estrutura que possui, foi fundamental dar muito destaque para acontecimentos nas diferentes áreas, sempre recheadas de galerias de fotos e visitas virtuais pelo espaço do colégio particular Renovatus.

SEO e  MÍDIAS SOCIAIS

Como invertemos a ordem dos fatores neste projeto, a otimização mais profunda teve início após o lançamento do site. Considero que este será um dos melhores sites que já otimizamos pois todo o plano será desenvolvido com fatos e dados obtidos em tempo real sobre como o usuário navega dentro do novo site e não de um site que sairia do ar.

Já as mídias sociais entrarão em funcionamento após o treinamento da equipe que acontece no dia 20/10/2010.

Hoje em dia, não há mais tempo para planejar e depois fazer. O fundamental é identificar uma forte necessidade de mercado, entender qual é o nosso grande diferencial e fazer, fazer, fazer, corrigir  e fazer, fazer, fazer, corrigir e fazer, fazer, fazer sempre de forma ágil, relevante para o usuário final e mensurável. Portanto, em breve iremos divulgar os resultados obtidos com este grande projeto que é o Marketing Digital do Colégio Renovatus, que teve um site criado do zero e lançado dentro dos objetivos em 15 dias de trabalho intenso.

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