O conteúdo pode ser o seu melhor vendedor

Marketig Digital impacto no volume de acessos com producao de conteudo

Aumento de Tráfego, visualizações e tempo no site com marketing de Conteúdo

Tudo o que você conhece sobre processos de venda está se tornando cada vez mais obsoleto e cedo ou tarde você irá sentir o impacto desta mudança no seu faturamento e na quantidade de orçamentos que você perde, no número de cadastro que você tem no seu site.

Isso acontece porque a famosa geração Y, a geração que nasceu nos anos 90, na era da internet e da informação, está atingindo cargos de decisão nas empresas ou está cada vez mais cedo com poder de investimento no seu negócio.

Além disso, o processo de decisão está cada vez mais colaborativo, e há vários departamentos participando do processo decisório de investimentos que acabam impactando a produtividade de toda a empresa.

Perguntas comuns durante o processo

de compra do cliente

Neste contexto, aparecem dezenas de dúvidas que poderiam antes não aparecer, pois são várias formas diferentes de enxergar um investimento e seus impactos nos diversos departamentos, até mesmo a priorização de verbas, concentrando mais dinheiro em um determinado departamento do que outro.

Há dúvidas em determinar porque se precisa mudar ou investir em algo novo.

Como o novo investimento irá aproveitar o legado. Como se integra com tecnologias e processos existentes e que tiveram grandes investimentos?

As pessoas estão preparadas para extrair o máximo de produtividade e benefícios deste novo investimento?

Quais seriam as principais barreiras e resistências mais comuns dos diferentes tipos de funcionário e como se resolveu isso em outros clientes?

Como será o suporte técnico em caso de dúvidas?

O fornecedor escolhido tem experiência? Há cases reais realizados? Quais foram os principais problemas durante o processo de implantação e ativação deste investimento?

Como se dá o processo de atualização da tecnologia e procedimentos empregados? Quais são as principais tendências tecnológicas?

Quais são os planos futuros do fornecedor da solução neste segmento?

Qual é o principal benefício oferecido?

Porque precisamos realizar este investimento de forma prioritária?

Enfim, você percebeu que há várias questões para serem respondidas e que geram dúvidas. É comum que processos de decisão demorem meses, semestres e até anos se você não tiver documentos e conteúdo preparado para ajudar seu cliente a decidir melhor e mais rápido. Se deve colocar ou não este novo investimento como prioridade dentro da agenda dos decisores finais da corporação em que trabalha.

Cada vez mais o vendedor clássico é um sujeito

que atrapalha o processo de compra

É cada vez mais comum, o processo de decisão ter início em pesquisas feitas no Google e outros sites na internet sobre algumas das questões levantadas acima. Se você produz conteúdo que ajuda a respondê-las está fazendo parte, cada vez mais cedo, do processo de decisão do cliente e aumenta muito as chances de você ser o fornecedor preferido dentro de um processo de seleção ou concorrência.

Para esta produção de conteúdo focada no processo de decisão de compra do cliente damos o nome de Marketing de Conteúdo.

Sai o vendedor, entra o facilitador – o cara que

facilita seu processo de decisão.

Este conteúdo deverá ser publicado em um blog ou área de artigos do seu site e deverá seguir as principais diretrizes de SEO – otimização de sites – para que possa aparecer nas primeiras páginas do Google.

Temos vários exemplos de produção de conteúdo para clientes, entre eles há o blog Como Comprar Melhor, do site de comparação de preços Kuanto Kusta que é líder em Portugal, presente em vários países europeus e agora investe forte no Brasil.

Este blog produz conteúdo que ajuda o usuário a entender qual é o produto que é mais adequado para ele, antes de comparar preços.

O slogan do blog é “Comprar é mais do que comparar preços.” É um processo de decisão que pode demorar muito quando o  cliente não encontra informação de qualidade ou pode ser mais rápido quando ele consegue entender o que é melhor para ele.

Além disso, este tipo de contéudo gera tráfego mais qualificado para seu site, que geralmente fica o dobro do tempo e navega por 70% em mais páginas do que o tráfego focado em produto ou preço. É um tipo de pesquisa muito específico, trazendo um perfil de usuário long tail, ou seja de poucos acessos por post publicado, porém que converte mais resultados.

Neste aspecto, quanto mais conteúdo você publicar melhor. O problema é que você micro empresário tem que gastar o seu tempo ou vendendo seus produtos e serviços ou produzindo o que você vendeu. É quase impensável que você gaste um dia da semana pesquisando e escrevendo para o seu site.

É por isso que nossa consultoria é especializada na produção de conteúdo focado no processo de decisão do seu cliente.

 

 

Gostou? Quer saber como colocar isso em prática?

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