Google Analytics não é mais confiável

Foi bom enquanto durou. Após uma decisão polêmica, o gratuito Google Analytics está a um passo de não produzir mais estatísticas confiáveis sobre visitas de sites.

Nesta terça-feira (25), o Google anunciou ter criado uma extensão para Internet Explorer, Firefox e Chrome que barra o envio de dados do computador quando uma pessoa entra em uma página que usa o Javascript do Google Analytics. O que isso significa? Que qualquer um pode navegar pelos sites monitorados pelo serviço como um fantasma: ninguém jamais saberá que a pessoa passou por ali, nem quanto tempo permaneceu ou quais páginas visitou.

É uma bomba nuclear na confiabilidade das estatísticas, das quais dependem possivelmente milhões de empresas e usuários. Não são poucos os sites que se baseiam nesses números para monitorar a audiência. Decisões são tomadas de acordo com os dados apresentados pela ferramenta. Agora, no entanto, ninguém poderá saber se a audiência caiu realmente ou se um monte de gente decidiu sumir, usando o plug-in do Google.

O pessoal de Mountain View justificou a decisão, dizendo que deseja respeitar a privacidade do usuário. Será? Desde quando é possível descobrir a identidade de um visitante pelo Analytics? Já era de se esperar que a medida causasse revolta. Usuários deixaram comentários raivosos nos posts do Google nos blogs do Analytics e do Google Public Policy.

Um deles chegou a mencionar um possível motivo para a mudança: “Seria uma maneira de melhorar as vendas do Urchin?” Para quem não sabe, Urchin é a ferramenta não-gratuita de monitoramento de sites que o Google comprou, tempos atrás, e deu origem ao Analytics. Uma licença custa cerca de US$ 3 000. É caro, mas ainda sai mais barato do que adotar soluções como o Omniture. Vejam que curioso. O Urchin não precisa de código Javascript para monitorar páginas – justamente o que a extensão vai bloquear. Curioso, não?

Ainda que não se sabe se os internautas se preocupam com isso e se o complemento será instalado em milhares de máquinas. Mesmo que ninguém faça isso, sempre haverá uma dúvida. E ela só poderá resolvida com o uso de outro serviço, que não falseie as estatísticas sobre os visitantes de um site.

Fonte: Blog Info, por Maurício Moraes

1 Comment

  • Rogério Kobal

    01/08/10

    Recentemente tive a oportunidade de conversar com Frank Marcel, o especialista em métricas da MestreSEO, sobre a real influência deste bloqueio. Concluí que o impacto que esta funcionalidade irá gerar não influência a qualidade das tendências de crescimento ou queda, pois para isso o usuário precisa ter um conhecimento técnico avançado (profissionais da área ) o que não representa um universo de alto impacto nas métricas do Analytics. Ou seja, o Google Analytics continua bem confiável.

    Mas sempre é bom utilizar ferramentas complementares de análise. Uma bem simples é o Site Stats, plugin do WordPress. Ele mensura informações básicas de navegação e interesse por conteúdos, porém mensura a quantidade de páginas visualizadas e não de visitantes únicos. Por isso, é importante confirmar a tendência de crescimento ou queda em porcentagem e comparar as diversas métricas para verificar se há nexo entre elas.

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