Como usar o Facebook para vender melhor o que você faz

Cada vez mais o Facebook, que é a maior mídia social do planeta, mostra-se um canal eficaz para se trocar informações sobre produtos e serviços, além de ser um grande canal de bate-papo entre amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos.

como usar o facebook para vender melhor o que voce faz

Pode-se dizer que cada um usa o Facebook como quiser, publicando o conteúdo que desejar. O importante é conhecer um pouco mais sobre as diferenças de configuração necessárias para quem deseja divulgar sua empresa no Facebook ou apenas criar uma boa rede de relacionamento.

 

A diferença entre um Perfil x Fan Page

Na teoria, dentro do Facebook, uma pessoa deve ter um perfil e uma empresa deve ter uma Fan Page.

A principal diferença é que uma empresa ou pessoa que tem uma Fan Page, não consegue solicitar a amizade de outras pessoas, nem seguir outros usuários. Um perfil consegue solicitar amizades e seguir outros usuários.

Exemplo de Perfil no Facebook

Outro item importante é que na Fan Page você consegue visualizar uma série de informações de tráfego interessantes. Já no perfil você não tem este tipo de informação.

Uma Fan Page pode ser curtida. Um perfil não pode ser curtido, mas o conteúdo que é publicado no perfil pode. No caso da Fan Page o conteúdo também pode ser curtido.

kobal marketing digital no facebook

Exemplo de Fan Page no Facebook

Desta forma, Perfis no Facebook curtem Fan Pages no Facebook e Sites e Conteúdos fora do Facebook.

 

O poder do Curtir

Na minha opnião, o grande diferencial do Facebook, além do volume impressionante de usuários, é o fato de ser uma comunidade “fechada” que ao curtir conteúdos fora do Facebook, divulga o conteúdo curtido para a rede de amigos dentro do Facebook.

Quando isso acontece, é como gerar um “boca-a-boca” que mostra aos amigos que seguem quem curtiu um novidade para acessarem, como uma Fan Page ou uma página fora do Facebook, que neste caso produz tráfego para o seu site.

 

O Poder do Boca-a-Boca, ou Buzz Marketing

Desde que o homem começou a vender, há mais ou menos 5.000 anos atrás, o boca-a-boca tornou-se uma excelente ferramenta de negócios. Pare e pense quantas vezes você pediu indicação para algum amigo ou conhecido sobre um determinado produto ou serviço que você precisou comprar.

Com o advento da internet a partir do e-mail, do Google e agora das mídias sociais, o poder do boca-a-boca foi multiplicado e tornou-se cada vez mais rápido e com o que se chama de efeito viral – quando algum conteúdo se dissemina de forma rápida e alucinante pela internet, atingindo milhões de visualizações e compartilhamentos.

O Facebook ganhou mais força porque as pessoas perceberam que é muito mais legal perguntar informações sobre algo que estão procurando para seus amigos do que para o Google. Por isso que o Google começou a investir pesadamente na criação de uma rede social, o Google Plus, criando até o seu similar do curtir, o +1, que apesar dos esforços do Google, ainda não vingou como forte concorrente ao Facebook.

 

Criando tráfego no seu site com o Facebook

Não tem segredo. Você tem que produzir um conteúdo que seja interessante e relevante. Seja foto, video, áudio ou texto, precisa ser um conteúdo interessante. Tem que ser algo que ajude quem lê na solução de problemas ou conquista de objetivos.

Se você já tem um site com blog, ótimo! Se não tem, então faça um. O conteúdo deverá ser publicado na íntegra no seu site e divulgado um link com um breve resumo na linha do tempo da sua Fan Page, para o caso de você ter uma empresa.

Este link será o canal que irá gerar tráfego para o seu site.

Escreva algo relevante de fato. Produza algo interessante sobre o que você gosta realmente e, principalmente, não queira agradar a todos. Seja autêntico. Quem não gosta de você não gosta e pronto. Quanto mais autêntico você for, mais fácil fica das pessoas que gostam de você e do seu estilo te encontrarem, seguirem, curtirem e compartilharem.

Outra coisa importante, além da qualidade do conteúdo que você produz, é a frequência. Não adianta abrir a fan page e não publicar nada, ou publicar uma vez por semestre. Seja presente, comente, interaja, publique coisas interessantes e mantenha uma frequência. As pessoas gostam de novidades. Tenha sempre algo novo para contar.

 

Concuros Culturais e Conteúdo Exclusivo

concurso cultural para o dia dos namorados kuanto voce ama depoisUma das estratégias mais legais são os concursos culturais, que premiam os participantes por mérito ou pela capacidade individual. O participante não compra nada. Ele realiza uma tarefa e se for o melhor, ganha.

No facebook, a participação geralmente está condicionada ao engajamento do usuário com a sua fan page. Tem que curtir, compartilhar, comentar. Devido ao mau uso dessa prática, o facebook passou a não incentivar coisas do tipo: sorteio de um brinde para quem curtir.

O objetivo é fazer ações interessantes para quem realmente participar da fan page e disseminar o conteúdo porque realmente gostou.

A ideia do curtir é também oferecer um conteúdo exclusivo para quem é fan. O sujeito somente consegue acessar determinado conteúdo depois que curtir a página.

Este conteúdo pode ser um cupom de desconto, uma dica especial, um link para download. O importante é ser exclusivo para quem curtiu a Fan Page.

Essas práticas aumentam a quantidade de pessoas que recebem as informações de atualização da fan page e consequentemente aumenta o tráfego no seu site gerado pelo Facebook, que ajuda a aumentar o page rank do seu site e melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Ao longo do tempo, o tráfego orgânico do seu site irá aumentar e se tornará mais qualificado, reduzindo as taxas de rejeição e aumentando a quantidade de páginas visualizadas por visita e o tempo que a pessoa fica no site.

 

Converta tráfego qualificado em clientes

Pense manter uma boa taxa de crescimento de visitas por pelo menos 12 meses e lembre-se de que o que realmente importa não é a quantidade de visitas e sim a quantidade de conversões de visitantes em leads, ou seja, em pessoas interessadas que realizaram um primeiro contato por e-mail ou telefone pedindo mais informações sobre preço, detalhes dos serviços e produtos, formas de pagamento, prazo de entrega.

Este será o próximo desafio e deverá ser o principal foco de tudo o que você realizar na internet: como transformar o tráfego qualificado que chegou no seu site em leads qualificados, prontos para realizar uma compra.

Se você não tiver uma boa organização da informação no seu site junto de elementos que chamem o usuário para a ação que você quer que ele faça, provavelmente seu site não irá produzir solicitações de orçamento, inscrições, encomendas, pedidos, matrículas, ligações, agendamentos, contatos telefônicos, re-matrículas, fidelização.

É para isso que seu site existe. O resto é blá blá blá e mimimi. Se você precisa conquistar novos alunos ou fazer o seu estoque girar em 21 dias, você não precisa de 100.000 visitas. Você precisa da visita dos 100 caras que estão pensando em comprar o que você vende e precisam de ajuda para decidir.

 

[contact-form-7 id=”2741″ title=”Facebook + Fan Page Personalizada”]

19 Comments

  • Olá, Rogério
    Gostei das dicas.
    Estou tentando montar a minha FanPage, porém com algumas dificuldades gostaria que ficasse bem profissional, pois não tenho conhecimento em HTML.
    O melhor seria entregar nas mãos de um profissional ??

  • Patricia

    14/06/14

    OLA SOU VENDEDORA DE ROUPAS E ACESSORIOS E TENHO UM PERFIL NO FACE POÇO PUBLICAR MINHAS MECADORIAS PARA DIFULGAR AOS MEUS AMIGOS

  • Mauro Lima

    24/11/13

    É possível ter mais de uma Fan Page atrelada ao meu email?

    Eu realizo trabalho em diferentes áreas, como profissional liberal.

    Obrigado

  • rafael Seidembaum

    30/10/13

    em média, quanto é cobrado o serviço de um profissional de midia online, pra criar, produzir conteudo diario, e administrar uma fan page ??

    • Olá Rafael, para poder precificar é preciso ter mais informações. A gestão ou administração não é apenas da fan page, ela é apenas um canal de divulgação.
      A adminstração é da produção de conteúdo que é disparado para diferentes canais sempre com o objetivo de gerar tráfego qualificado que se converta em cliente.
      Você sempre deverá pensar em uma forma de equilibrar o retorno do que vc investir, ou seja, para cada R$1 que vc investe, quantos R$ você fatura de volta e em quanto tempo.
      Se você não conseguir medir isso, então não faça. Você pode jogar muita grana fora.

      Mas, trabalhos de gestão de conteúdo precisam ser realizados dentro de um contexto para funcionar e há uma expectativa de longo prazo para que a operação seja lucrativa de fato.
      Você encontrará no mercado produtoras de conteúdo, talvez não focadas em geração de leads de fato, apenas em atualizar mídias sociais, blogs, etc, a partir de R$800 por mês.

  • Gostaria de saber se tem algum aplicativo no facebook para compartilhar para todos os meus amigos. E/ou se e possivel fazer um rodizio de fotos de 20 em 20 minutos no face para anunciar mateiral.
    FACE: martinscpad
    Obrigado

    • Olá Martins,

      Provavelmente há, mas eu realmente NÃO RECOMENDO que faça esta prática. Primeiro por ser extremamente invasiva, além de ser uma prática SPAM. Os usuários odeiam isso e você irá criar uma imagem altamente negativa da sua marca.
      O melhor caminho é você produzir conteúdo único que seja de real interesse dos usuários. Naturalmente o conteúdo será espalhado. Depois, tenha um canal de cadastro dentro do seu facebook para capturar os e-mails dos seus amigos via duplo opt-in e então faça campanhas diretas com e-mail marketing para esta lista. Quantidade não é qualidade. Tenha somente os e-mails de que pediu para receber o que você quer enviar.

  • Marisa

    09/04/13

    Ola, Gostaria de saber se um pessoa física que revende produtos como Natura Sapatos e bolsas e perfumes, que normalmente vende entre amigos e conhecidos, pode fazer um perfil ou uma fan page, e divuldar estes produtos, ela pode vir a ter algum proplema com isso.
    Obrigada
    Marisa

    • Olá Marisa,

      Você deverá observar a política de uso do facebook. Você não deve realizar promoções do tipo: quem seguir e curtir e compartilhar irá participar do sorteio. O facebook não gosta disso e recentemente houve vários casos de páginas e perfis simplesmente excluídos sem nenhum aviso prévio.

      Por isso, recomendo que não costrua reputação em local que não lhe pertence pois vc não sabe qual será o futuro dele. Ative um site ou blog em uma hospedagem sua. Use o face e as mídias sociais para divulgar o conteúdo deste blog e conseguir montar o seu próprio cadastro. Lembre-se que na web, em tudo o que é de graça, nós somos o produto.

  • Reinaldo

    29/03/13

    Rogerio,
    Se uma pessoa que nunca acessou minha fanpage acessar, terá que clicar ou “curtir” para ser um seguidor, ou o primeiro acesso automaticamente a insere na lista de seguidores ?
    Se não funciona assim, tem como fazer funcionar desta forma ?

    Abracao.

    Reinaldo.

    • Olá, Reinaldo
      Para seguir sua fan page o ideal é que a pessoa curta sua página. Há funcionalidades que vc pode colocar no seu site onde o usuário terá que curtir para acessar o conteúdo. Mas, o principal não é o volume de curtir que você tem nem obrigar o usuário a curtir sua página para ter algo. Publique conteúdo relevante para ele, fale pouco de você e fale bastante sobre como o usuário poderá resolver problemas relacionados com o que você faz. Diga como você resolve os problemas de clientes.

      Assim, os seguidores virão naturalmente. Este é um trabalho de longo prazo. Não há mágica. Tem que ter dedicação. Além disso é a proporção de pessoas falando sobre sua página que é mais importante e não o volume de curtir isoladamente.

  • MARCELO

    10/02/13

    Rogério eu gostei muito das dicas que vc deu e já assinei para receber sua news letter, obrigado

  • wand

    30/10/12

    E seu eu quisesse divulgar um livro utilizando o face, ele vai estar no site da editora e de livrarias, mas queria reforçar o maarketing que não é feito pelas editoras.

    • Nada impede que você faça isso, seja de um jeito bom ou ruim. Por isso, sugiro que você converse diretamente com o marketing da editora para saber como eles estão organizando a divulgação do seu livro. Veja se eles já estão fazendo algo no facebook deles. Combine com eles a criação de pequenos sorteios ou concursos culturais ( atenção para não infringir as regras de uso do facebook, vc pode ter sua página deletada ). Convide seus amigos, divulgue as sessões de autógrafo e principalmente estimule perguntas diretas para você. Responda dúvidas dos leitores sobre o livro, promova a discussão, o compartilhamento de ideias. Com o tempo, naturalmente, sua base de seguidores irá crescer, se o assunto do seu livro for realmente interessante, e principalmente se você for interessado nos seus seguidores.

      Veja também este post que trata de conteúdo para vender mais O conteúdo pode ser o seu melhor vendedor

  • Guilherme

    25/07/12

    Kobal!

    Gostei da matéria sobre Fan Page, e gostaria de ter uma também . Veja como e que podemos aumentar o nro de visitacoes no site……..ok?

    Abraços

    Guilherme

  • thiago

    11/06/12

    Muito interessante suas dicas e informações, é um material muito bom para o início dessa prática em redes socias.

    Parabéns por este “resumo” prático e transparente.

    Att
    Thiago de Abreu Petri

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