Assuma o Controle do Seu Tempo

organizando o tempo para realizar seus objetivos

Pare de reclamar que não tem tempo para fazer o que os outros te cobram sempre. Para de arranjar desculpa e assuma a responsabilidade da sua vida. Vamos lá, sem rodeios e direto ao ponto:

Se você não tem tempo de fazer hoje o que é o mais importante para ser feito hoje, a culpa é toda sua. A sua vida nada mais é do que o resultado da soma de todas as suas decisões passadas até hoje. E ponto final.

O resto não passa de desculpa sem vergonha. Você pode dizer que a culpa é do seu chefe, do seu colega de trabalho, do seu cliente, da sua esposa, do trânsito, do stress, do mercado, do cunhado, … enfim de tudo e todos menos de você. Tudo não passa de desculpa sem vergonha.

A vida é sua. Pare de dizer que os outros a controlam. Pare de dizer que você faz o que não queria estar fazendo.

Chegou a hora de você ser honesto com você mesmo e jogar fora esta máscara de coitado e assumir de vez o controle do seu tempo. Na semana passada eu publiquei no twitter que tinha começado a estudar a coleção dos melhores artigos da Harvard Business Review que foram publicados em 13 livros. Esta coleção chama-se:

Gestão Orientada para Resultados

O primeiro livro que estudei chama-se Assumindo o Controle do Seu Tempo. Você, empreendedor, micro empresário, profissional liberal, sabe mais do que ninguém o quanto conseguir isso é difícil, principalmente quando você realiza vários papéis dentro da sua empresa – administrador, financeiro, faxineiro, vendedor, produção, planejamento, e por aí vai…

Listei o primeiro passo, que era “agrupar as tarefas que você faz em uma semana de trabalho e dar nomes para estes grupos: Vender, Produzir, Administrar, Equipe e claro, grupos do lado pessoal como Família, Saúde e Estudar”. Sugeri que aproveitassem o feriado para definir quais são os principais objetivos ( desafios, desejos, ou como quiser chamar ) que querem/precisam realizar. Também disse que publicaria o meu exemplo, pois iria seguir minha sugestão pessoalmente. Aqui vai:

Primeiro passo: Medir

COMO GASTO HOJE O MEU TEMPO

15% Vendendo, 45% Executando, 15% Administrando, 5% Estudando, 15% Família, 5% Saúde

Segundo passo: Ver

OBJETIVOS

  1. Conquistar 1 cliente novo por mês em 2011
  2. Consolidar o fluxo de caixa da minha empresa
  3. Equilibrar o tempo entre trabalho e família
  4. Cuidar da saúde com alimentação, esporte e espiritualidade
  5. Começar a lecionar

Terceiro passo: Fazer

Com base na forma que gasto o meu tempo hoje e nos objetivos que quero realizar, concluí que preciso fazer o seguinte:

GASTAR MAIS TEMPO VENDENDO

a. e para isso vou abrir mão do tempo que estou gastando produzindo e do tempo que estou gastando administrando. Ou seja, vou escolher atividades dentro destes grupos que vou decidir não fazer mais.

b. Conseguir agregar valor e criar soluções onde seja possível ter maiores margens, de forma que o cliente dê valor ao que é realizado, sempre buscando criar resultados duradouros para o cliente, de forma lucrativa para ambas as partes.

DIMINUIR O TEMPO GASTO COM PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

c. Bom, se vou gastar mais tempo vendendo, a tendência é conseguir fechar mais negócios e assim aumentar o volume de produção. Com um volume maior de produção vendida, consigo ter maior poder de negociação com parceiros e assim diminuo o tempo que gasto pessoalmente com produção.

d.
Na parte de administração, preciso desenvolver poucos e precisos indicadores para que eu possa avaliar pontos chave do negócio em poucos minutos.

e. Investir em tecnologia para ganhar transformar meu tempo ocioso ( espera por reuniões, locais fora do trabalho, transporte, etc )

REDISTRIBUIR O TEMPO GANHO PARA CONQUISTAR OBJETIVOS

f. Tendo mais tempo disponível, tenho que distribuí-lo melhor na parte de saúde (mente, espírito, corpo e relacionamentos) e família, pois estes dois grupos estão sendo bastante comprometidos por causa da minha dedicação para o do crescimento da minha empresa.

COMEÇAR A LECIONAR

g. Após conseguir equilibrar o tempo com os passos acima, preciso concluir meu MBA e então me inscrever para lecionar em uma faculdade ou colégio técnico em Campinas.

Pois bem, acredito que se eu conseguir realizar o que listei acima, vou conseguir atingir os objetivos que me propus. Agora chegou a hora de botar em prática.

Quarto Passo: Obter

Agora vem a parte mais divertida! Tirar tudo isso do papel e fazer acontecer. Algumas coisas vão ser fáceis, outras mais difíceis. O desafio é encontrar os melhores caminhos para executar da melhor forma. Algumas delas eu já comecei a fazer:

TECNOLOGIA

Eu investi em tecnologia comprando um Iphone 4, um notebook com boa capacidade de processamento e um desktop com muita capacidade de processamento. Com o Iphone eu fico ligado 100% do tempo e transformo tempo ocioso em tempo produtivo, além de funcionar como ponto de acesso à internet para o meu notebook quando estou fora do escritório e integro todas as minhas mídias sociais – twitter, linkedin, facebook, youtube, messenger, skype, blog, flickr.

O desktop me dá agilidade na produção e finalização de materiais ( não dá para economizar nesta parte, tem que investir ). O notebook me permite agilizar correções de projetos diretamente na sede do cliente e me dá mobilidade de trabalho fora do escritório.

GOOGLE

Utilizo muito o Gmail, integrando várias contas profissionais de e-mail. Com as contas na nuvem acesso de qualquer lugar, de qualquer micro, incluindo o Iphone4. Tudo está integrado com o Google Calendar, inclusive a agenda da minha esposa, assim conseguimos equilibrar nossos horários e algumas necessidades do Túlio, nosso filho de 1,5 anos.

SAÚDE

Comprei uma bicicleta e com freqüência vou pedalando para o trabalho, em média 16 quilômetros, aproximadamente 40 minutos para ir e o mesmo para voltar. Levo 20 minutos a mais do que indo de carro. Economizo combustível, faço esporte, e contribuo para a saúde do planeta ( isso é possível porque tem chuveiro no escritório ).

GASTANDO MAIS TEMPO VENDENDO

Não tem jeito…  você vai ter que vender. Sempre. Se você não gosta de vender encontre um sócio que ame vender 2 vezes mais que o seu concorrente. Não se preocupe em produzir primeiro. Preocupe-se em vender primeiro. Se você tem um cliente, você tem poder de negociação e poderá produzir em parceria se for o caso. Não se concentre em custos. Concentre-se em vendas, pois este é o motor de qualquer negócio. É por isso que o tempo que estou ganhando, estou destinando para vender mais. Assim eu conquisto mais clientes e consolido o fluxo de caixa da minha empresa e cada vez mais vou assumindo o Controle do Meu Tempo.

Se você esperava um resumo do livro, dançou! Eu tenho mais o que fazer do que ficar resumindo livro. Eu li, estudei inclusive outros livros como Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e Execução Eficaz e montei este plano de ação extremamente simples e direto para mostrar que você começar a por em prática a teoria destes livros agora mesmo. Assim com eu, você não tem tempo a perder.

Resumindo

  1. Separe suas atividade em grupos ( o que eu fiz é um exemplo. Faça o seu )
  2. Estime quanto tempo gasta em cada grupo
  3. Determine objetivos para você e seu negócio – no máximo 5, para não perder o foco
  4. Pense no que você vai fazer para conseguir atingí-los
  5. Liste as coisas que vai fazer que irão ajudar da melhor forma a conquistar os objetivos
  6. Pare de arranjar desculpas, de choramingar e comece a fazer!

Tá esperando o quê para começar ?!

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