O Futuro do Varejo é Hoje

Seguindo o sócio diretor de uma empresa especilaizada em comércio eletrônico – Ikeda – encontrei um link para o estudo que segue abaixo. O perfil é @AlessandroGil e lá encontramos informações exteremamente relevantes sobre o comércio eletrônico, área muitíssimo carente de profissionais competentes nos dias de hoje no mercado brasileiro. Have fun:

A PSFK, consultoria americana de varejo e inovação, soltou recentemente um estudo profundo sobre o Futuro do Varejo para os próximos anos.

O objetivo do estudo era identificar as tendências que estão mudando a cara do comércio nos principais centros de compras, e inspirar os varejistas a se mexer rapidamente para aproveitar as soluções e tecnologia que podem ajudá-los a se engajar com clientes, fornecedores e comunidade.

“Pense menos sobre localização, pessoas, e lojas virtuais, e comece a pensar mais sobre o mundo inteiro como uma loja; uma loja onde o cliente pode facilmente fazer compras instantâneas independente de tempo e espaço.”

Comandado pela tecnologia, web, comunidade e busca constante de experiências de compra cada vez mais ricas, o mundo do comércio está passando por incríveis transformações.

Os principais achados do estudo da PSFK são:

1. O incrível crescimento da web móvel está libertando a experiência de compras do confinamento de uma loja física ou virtual tradicional, permitindo os clientes comprar virtualmente em qualquer lugar.

2. A criação de um ambiente in-store flexível através de design, oferta de produtos e promoções, assegura que cada visita irá fazer o cliente se sentir em uma nova experiência de marca.

3. Seja fisicamente ou virtualmente, o comércio continua a ser a melhor experiência social que existe.

4. Em um mundo conectado onde o acesso a informação é fluído e transparente, os varejistas precisam participar ativamente das conversas que estão rolando sobre os produtos e serviços, caso contrário o cliente vai fazer tudo sem o varejo.

5. A introdução de tecnologias conectadas no ambiente do varejo está mudando a maneira que as lojas são capazes de prover serviços de atendimento ao cliente.

6. Nesse novo cenário onde o Comércio Está Centrado no Cliente, o varejo precisa continuamente encontrar maneiras de reduzir as barreiras para o cliente comprar, e estar preparado para fazer a venda esteja ou seja onde o cliente estiver pronto para comprar.

7. O varejo precisa fornecer aos seus clientes todas as ferramentas que eles precisam para tomar decisões de compras bem informados.

As principais tendências são:

1. O mundo como uma experiência de varejo. Sistemas de pagamentos móveis e tecnologias de identificação de produtos permitem aos clientes interagirem com virtualmente qualquer produto em qualquer parte do mundo, independente de estarem disponiveis dentro de um ambiente de compras tradicional. A habilidade que um individuo tem nos dias de hoje de comprar quase qualquer coisa que ele encontrar a sua frente, diminui o caminho até a compra ao transformar qualquer encontro em uma oportunidade de fazer uma venda.

Stripeylines usa um scanner de código de barras ou identificação de imagem para permitir as pessoas acessarem rapidamente informações sobre produtos, preços e disponibidade.

Square
Stripey_lines

Square é um sistema de pagamento móvel que transforma qualquer iphone em uma máquina de cartão de crédito.

Square
Squareup

Frog Design inventou um conceito chamado ThingBook onde todos os produtos que estiverem conectados a web apresentarão informações para ajudar o clientes a comprar.

Frog
Frogdesign

2. A Pré-Visualização das Compras. Gadgets móveis e tecnologias GPS estão fornecendo aos compradores detalhes incríveis sobre o ambiente de compra, antes da visita a loja. Essas informações podem ser acessadas no formato de visualizações que ajudam o cliente a se orientar dentro da loja.

O Google também lançou uma iniciativa que ajuda os compradores a visualizarem a loja antes de sairem de casa. De maneira interativa, você consegue visualizar layout, produtos e a decoração da loja, conheça o Google Places, visite http://www.google.com/places

Point

3.Loja no Tablet. O sucesso do iPhone e recentemente do iPad abriu uma nova fronteira para o varejo. A experiência dentro da loja pode agora fornecer informações em tempo real completando o trabalho da equipe de vendas e criando uma experiência de compras personalizada.

No esforço de melhor servir a seus clientes, a cadeia de Hotéis International anunciou recentemente o plano de equipar a sua equipe de concierges com iPads para fornecer informações atualizadas sobre recomendações locais, conteúdo, direção, fazer reservas em restaurantes e shows.

Intercontinenal
4. Loja como Bandeira Principal da Empresa. Os melhores varejistas estão repensando a maneira que utilizam o espaço da loja física, deixando para trás a simples idéia de ter um espaço para vender produtos e focando os seus esforços para criar uma experiência de marca que incorpora elementos de storytelling e entretenimento junto com demonstração de produtos e displays interativos. Esses detalhes trazem um novo nível de descoberta e educação para a experiência de compras, fazendo cada visita se parecer muito mais com um evento do que uma simples transação.

Applestore
A loja MellowJohnnys do ciclista Lance Armstrong foi desenhada para ser um ponto de encontro para a comunidade que ama o ciclismo. Além dos produtos e serviços, a loja oferece Café, Chuveiro para os ciclistas tomarem Banho, e estacionamento para bicicleta.

Lance
5. Decoração Rotativa. Toda a decoração e design das melhores lojas estão sendo desenhados para serem removíveis e flexíveis o suficiente para serem de fáceis adaptação e atualização mantendo sempre o ambiente da loja relevante e novo.

Mobiliário com rodinhas, prateleiras que se transformam em bancos para sentar, e uma agressiva rotatividade de vitrines são alguns dos elementos usados pelos varejistas para manterem seus negócios relevantes.

Rodinhas
6. Levando a Loja Até o Cliente. No esforço de se conectar melhor aos clientes fora do ambiente tradicional de uma loja, muitos varejistas estão indo até o cliente. Seja nas ruas ou visitando a residência dos clientes, o varejo está criando uma experiência única ao entregar produtos e serviços diretamente ao cliente em lugares inesperados.

O BLT Restaurante lançou o Go Burger Truck nas suas de Nova Iorque como maneira de promover a marca e vender sanduiches. O caminhão opera 7 dias por semana twitando a sua localização para os clientes que estão doidos atrás dos seus hamburgers.

Burger
7. Colaboração Instantânea entre Clientes. As redes sociais conectadas ao interior das lojas permitem que os compradores recebam feedback imediato dos amigos e gentis desconhecidos. A disponibilidade de opiniões instantâneas e conselhos de amigos está transformando a solitária visita ao varejo em uma experiência social.

Sugestão: experimente disponibilizar acesso wireless grátis no ambiente da loja permitindo aos clientes compartilhar informações com amigos.

A Diesel instalou quiosques nas suas lojas da Espanha para estimular os clientes a dizerem aos amigos o que eles estão comprando. Os clientes tiram fotos enquanto provam as roupas, e enviam via Facebook.

Diesel
8. Compras em Grupo. As pessoas estão usando as redes sociais para colaborar e realizar compras em comunidade para ajudá-las a aumentar o poder das suas compras.  Ao se conectar em massa, os compradores podem se beneficiar de descontos e influenciar a venda de produtos e serviços oferecidos pelas lojas.

Groupon.com oferece descontos diários especiais em uma grande variedade de cidades nos EUA e Canadá. As ofertas especiais se tornam válidas quando um número específico de pessoas se mostram interessadas. Dessa maneira a empresa estimula os próprios clientes interessados a promover os produtos que estão a venda.

Groupon
Essas são as principais tendências apontadas pelo relatório da PSKF para o Futuro do Varejo.

O que você acha dessas tendências?

Você já implementou alguma delas?

Quais os resultados que encontrou?

Qual tendência esquecemos de mencionar?

Como essas tendências afetam o comércio eletrônico?

O que somente você está vendo?

O Futuro do Varejo é HOJE!


Leave A Response