O que fazer para vender mais no período de Páscoa?

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O que o pequeno e médio varejo de alimentos pode fazer para vender mais na Páscoa?

Tradicionalmente, logo após o carnaval, o varejo já está preparado para vender mais chocolates e toda a variedade de produtos que estão contextualizados com a próxima importante data para o varejo: a Páscoa.
Se o seu negócio vende alguns dos itens citados acima, basta colocá-los em evidência no seu ponto de venda que, como se fosse por instinto, os clientes começam a comprar um pouco mais destes itens.

Veja também esta dica de leitura : Como obter a cooperação das pessoas no varejo

Como você pode vender mais Colomba Pascal na quaresma de 2011 do que na quaresma de 2010?

De cara você pode pensar em fazer uma comunicação que coloque em evidência um produto na sua loja, montar um display em um espaço nobre dentro dela, enfim, fazer o que todo mundo vai fazer…
Mas se você simplesmente fizer o de sempre (o que 99% dos seus concorrentes fará) porque que motivos acredita que irá conseguir resultados melhores? É óbvio que vai obter os mesmos resultados (se não obter piores)!

Se você quer resultados diferentes precisa fazer coisas diferentes, precisa ousar mais.

É claro que além de fazer uma comunicação que coloque o produto em evidência no seu PDV e publicá-la com a melhor antecedência (no mínimo 30 dias antes da Páscoa) você precisa preparar as pessoas que trabalham na sua loja para venderem os produtos de Páscoa que serão evidenciados na divulgação que você fizer.

Veja algumas ideias para vender mais na Páscoa:

1.Tenha objetivos claros e alinhados com a equipe
Tenha em mente o número de colombas que você vendeu no ano passado no mesmo período, a média diária e alinhe estas informações com todo mundo que atende os clientes.

2.Envolva a equipe com as ações para atingir o objetivo.
Peça que dêem sugestões, envolva a equipe em um objetivo comum: vender mais Colomba Pascal entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa.

3.Tenha um material de comunicação eficaz na sua loja.
Imagine que quando o cliente entrar na sua padaria, lanchonete ou supermercado ele se depare com comunicações que destaquem um display repleto de Colombas Pascais.

4.Ofereça degustação e faça a loja ter o cheiro do produto em horários-chave
Um colaborador deveria sempre estar oferecendo pedacinhos da Colomba para degustação, principalmente quando as fornadas de Colombas saírem e quando saírem aproveite o cheiro saboroso do produto fresquinho.

5.Comprou, ganhou
Quem comprar 2 Colombas ganha uma barra de chocolate ou outro produto contextualizado e que você já tenha em estoque. Aproveite para melhorar o giro de produtos relacionados.

6. Boas ideias não são sinônimo de grande investimento
Não precisa de grande investimento, precisa de criatividade e principalmente força de vontade de reunir todos os funcionários para explicar como deverá ser feito, por quem e como. Poderá ter uma premiação em grupo para a equipe se a loja atingir a meta de colombas vendidas, por exemplo 2.000 unidades em 46 dias. O turno que vender mais ganha folga no feriado da semana Santa.

7.Perceba que você não precisa anunciar na revista, jornal, rádio ou TV.
Você precisa entusiasmar os seus clientes e colaboradores em torno do que você deseja realizar, que é vender mais Colomba Pascal em 2011 do que em 2010. Você precisa dizer para sua equipe que deseja vender 2.000 colombas em 46 dias e que se conseguir isso eles ganham um prêmio. Precisa perguntar para eles o que eles fariam para ajudar a vender 2.000 unidades de Colomba em 46 dias.

8. Crie e estimule o boca-a-boca
Use a internet e as mídias sociais para contar para todos os seus amigos e seguidores… Você ainda não tem um perfil da sua loja no twitter? Não tem uma fan page do seu negócio no facebook?… Pode ter certeza de que vários dos seus concorrentes já tem estão usando estes canais de alguma forma para conversar diretamente com clientes e potenciais clientes.

9. Tenha vontade!
Não é o banner que vai vender mais.
Não é o display que vai vender mais.
Não é o e-mail marketing que vai vender mais.
Quem realiza a venda são as pessoas da sua equipe. Anúncios não vendem nada, apenas fazem uma promessa. É na experiência de compra ao entrar na loja, experimentar um pedaço do produto, encontrar facilmente o produto na loja, ser bem atendido pelas pessoas, ter as opções de pagamento que ele prefere utilizar, enfim… é o conjunto de esforços de todas as pessoas envolvidas que vende mais. De nada adianta ter um banner e o funcionário não saber falar sobre o produto que está divulgado no banner.

Quer vender mais na Páscoa? Mãos à obra! Tá esperando o quê?
Reúna sua equipe, mostre estas ideias e peça para sugerirem ideias melhores para serem executadas com os recursos que você tiver. Só não pode é ficar sem fazer nada, parado, esperando os clientes entrarem em comprarem.


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