Perguntas sobre Marketing Digital e Lojas Virtuais para você se fazer antes de investir nisso

Unisal Campinas e Livraria Saraiva Shopping Iguatemi apresentam Rogério Kobal, consultor de marketing digital em:

Negócios na internet: são um bom negócio?

neste sábado 19/10, 18h na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas

Descubra algumas das melhores perguntas que você precisa ter em mente para encontrar as melhores respostas para suas dúvidas, medos e anseios sobre como usar a internet para vender melhor. Todos os dias eu recebo várias perguntas de pessoas interessadas em abrir uma loja virtual. São pessoas que já possuem um trabalho que lhes proporciona uma renda fixa, ou já possuem uma loja física e desejam ter uma loja virtual.

Algumas pessoas possuem empresas de serviços e desejam criar versões de seus serviços que poderiam ser compradas pela internet.

Acredito que o o ponto em comum entre todos é a percepção equivocada de que uma loja virtual é um investimento barato e que não gera muito trabalho e preocupações.

Veja bem, não existe dinheiro fácil. Muito menos site fácil de fazer. Menos ainda uma loja virtual baratinha e que não dá trabalho mas vende muito depois que entra no ar. Não tem mágica. O sinônimo do sucesso é tem origem nos 4 F´s do empreendedorismo: Foco, Fé, Força e Fôda-se! Tenha coragem de trabalhar muito, como você nunca trabalhou antes em busca dos seus objetivos.

Eu reuni diversas perguntas que respondi nos últimos meses sobre abertura de lojas virtuais na internet. São respostas baseadas em conteúdos apresentados em alguns dos principais eventos de comércio eletrônico de 2013, entre eles o IRCE 2013, o Shop.org 2013, que acontecem anualmente nos Estados Unidos, além do Rakuten Super Expo 2013 que aconteceu recentemente em São Paulo, e claro, em histórias de fracassos e sucessos meus, de clientes e amigos.

Durante a Palestra sobre Negócios na Internet, que acontece neste sábado dia 19/10 na Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, eu vou responder a todas estas perguntas, além das dúvidas e questionamentos que você levar.

 

Quanto custa ter uma loja virtual?

Preparei uma tabela simples comparando diferentes plataformas e tamanhos além de ressaltar as necessidades de divulgação e manutenção após o lançamento da loja.

O que eu preciso fazer para abrir uma loja virtual?

São vários itens muito importantes no que diz respeito a estrutura além de escolher muito bem o segmento de atuação e as categorias de produto

Preciso me preocupar com gateway de pagamento e análise de risco em pagamentos com cartão de crédito?

É fundamental que a tecnologia da sua operação de comércio eletrônico proporcione formas de pagamento estáveis, seguras e que estejam preparadas para o seu volume de transações. Segundo o diretor do Ibope em sua apresentação no Rakuten Super Expo, algumas da principais lojas de comércio eletrônico do Brasil chegam a ter 1 pedido a cada 10 segundos em momentos de pico! Saiba mais sobre este item que impacta sua lucratividade e faturamento diretamente durante a palestra.

 

É viável Investir em links patrocinados para ter uma operação de venda lucrativa na internet?

As palavras-chave dos produtos mais concorridos estão inflacionadas. Hoje é muito caro pagar o preço do clique de produtos de alto giro e desejo. Isso associado a um cenário onde a conversão média de visitas em compras é de 1% ( a cada 100 viistas, temos 1 compra ) o gasto praticado para se vender um produto pode chegar a 30% do valor do pedido. A conta não vai fechar nunca. Saiba mais na palestra.

Qual plataforma é a mais indicada para começar uma loja virtual?

Para quem é pequeno e está começando, é altamente indicado estar presente em um market place para usufruir da diluição de custos e pagamento por resultados. Mas uma alternativa para quem consegue se organizar para produzir conteúdo de forma constante são plataformas open sorce ou de baixo custo. Entenda melhor durante a palestra

 

Com quantos produtos devo abrir minha loja virtual?

Tudo depende de sua capacidade de investimento x quantidade de produtos que será ofertada x espectativa de entrega. Se sua loja for especializada ou uma loja de departamentos, o mix de produtos deverá estar equilibrado para gerar uma operação lucrativa. Nem sempre quantidade é sinônimo de lucratividade. Conheça o motivo durante a palestra.

 

O que é taxa de conversão? Isso é um indicador importante?

Taxa de conversão é o índice que mostra quantas visitas realizaram uma compra dentro do seu site. Junto com a taxa de abandono de carrinho é uma das principais métricas de comércio eletrônico, mas deve ser utilizada com inteligência. Veja como durante a palestra.

O que é abandono de carrinho?

É muito comum os usuários adicionarem produtos no carrinho de compras virtual, adicionar o cep e calcular o custo total do pedido apenas como pesquisa e depois abandonar o carrinho para fazer a mesma coisa em outro site. Esta é uma das principais métricas de comércio eletrônico. Veja ideias para melhorar esta taxa durante a palestra.

Como devemos usar o e-mail marketing para vender produtos?

Sempre. Email marketing faz toda diferença quando bem utilizado. Entenda as principais tendências e dicas de uso num contexto cada vez mais mobile.

 

O que é design responsivo e porque isso é cada vez mais importante?

É um design que se ajusta de forma mais agradável nas telas de tablets e smartphones

 

Qual é a diferença entre uma loja virtual própria e um Market Place virtual?

Market Place é um shopping. Reune diferentes lojas que compartilham da mesma plataforma e do mesmo carrinho de compras. Loja Própria é uma loja que utiliza uma plataforma específica.

 

E mais …

Qual é a importância de Smartphones e Tablets para o comércio eletrônico?

Quanto custa uma plataforma completa e personalizada?

Quanto custa uma plafaforma customizável para lojas iniciantes?

Qual é a importância de SEO e Links Patrocinados?

Qual é a importância do storytelling e páginas com descrições longas de produtos?

Qual é o impacto das mídias sociais no comércio eletrônico?

Qual é o tamanho do comércio eletrônico brasileiro?

Quais são meus principais custos com comércio eletrônico?

 

Espero você lá! Leve suas perguntas e transforme esta palestra debate em algo além de nossos limites.

Sábado, 19/10 18h00 no espaço Carlos Gomes da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas. Vagas limitadas. Palestra gratuita.

Vá e se você não gostar, aproveite para jantar, ir ao cinema ou ao teatro do shopping.

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