Marketing Digital proporcionando aulas de empreendedorismo muito além da sala de aula

O marketing digital tem me proporcionado desafios interessantes como:

  • Realizar palestras e seminários de marketing digital em Campinas e São Paulo,

  • Treinar equipes de venda para usar as ferramentas digitais para vender melhor,

  • Ser indicado como referência por Empresas centenárias para dar entrevistas na TV

  • Ser convidado para dar aulas de pós-graduação

  • Fazer empresas gastarem menos com propaganda tradicional e produzirem leads como nunca produziram antes

  • Ajudar agências de propaganda a reinventarem a forma que a propaganda gera resultado para os anunciantes

Mas, um destes desafios tem sido particularmente o mais interessante e motivador dos últimos 5 anos. Atualmente eu sou o que podemos chamar de Professor de Empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental 2, ou simplesmente agitador de potencial empreendedor.

Funciona assim: você encontra estudantes de 10, 11 e 12 anos 1 vez por semana e faz eles terem certeza e convicção plena de que mudarão o mundo desde já.

Bom para fazer isso acontecer há uma metodologia, chamada OPEE ( Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo ), cujo o autor é o renomado Leo Fraiman que cultiva uma vasta carreira dedicada ao desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, e que é a linha que ajuda a tecer as aulas e atividades multidisciplinares desta matéria divirtidíssima e empolgante.

Como o público-alvo já nasceu na era digital, usar a internet para complementar as aulas não é um problema, como algumas vezes é com gerações com mais idade e paradigmas mais sólidos. Até me surpreendi ao constatar o fato de que para eles, pré-adolescentes, email é “coisa de velho”.

blog-empreendedorismo marketing digital

Criei um blog para o Colégio Álamo, o Conexões Nervosas – Ideias muito além da caixa craniana, onde eu estou me divertindo muito ao publicar conteúdo complementar às aulas.

Abaixo, listo os primeiros posts, que como mencionei, já estão sendo usados nas aulas de empreendedorismo.

Criar o que não existe com aquilo que você não tem

Uma das melhores definições sobre empreendedorismo que eu tive a oportunidade de ouvir: ” Empreendedorismo é criar o que não existe com aquilo que você não tem.” Simples. Direto. Sintetizador. Prático. Aliás, ouvi várias vezes de diferentes pessoas.

Veja o post completo

Acorde cedo, trabalhe duro e faça acontecer

No empreendedorismo muito se fala em sonhos, sonhar grande, que devemos sempre sonhar. Sonhar é fundamental. É o primeiro passo. Mas …

Veja o post completo

Como anda a sua autoestima?

No Colégio Particular Álamo, um dos objetivos da matéria empreendedorismo é criar provocações na mente e na alma de nossos alunos sobre quem são, sobre como se percebem, sobre suas habilidades. Queremos lançar questões profundas para que comecem a pensar em seu projeto de vida. Veja o post completo

Conversamos sobre atitude empreendedora com o CEO da Digitale

Uma trajetória super inspiradora para quem deseja iniciar o próprio negócio. É assim que podemos resumir os últimos 11 anos da História de Samuel Leite, o atual CEO da Digitale, que faz parte da maior multinacional brasileira de comunicação. Veja o Post completo

Perguntas, Respostas e Comentários