Inovar é para quem quer – Palestra AYR Consulting

 

Quando recebi o convite eletrônico a primeira coisa que pensei é: quem é esse tal de Luis Rasquilha, vice-presidente mundial dessa tal de AYR? Bom, o cara faz parte de um projeto simplesmente fantástico! Com uma simplicidade e objetividade ímpar é responsável pela operação da AYR Consultingem 16 países – a maior consultoria do mundo que mapeia tendências a ajuda as empresas a se reinventar acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores –  além de lecionar em diferentes universidades do mundo. Pois bem, o que realmente importa é que este lusitano nômade urbano que gosta de postar fotos de refeições no facebook, possui uma visão global de todas as tendências de comportamento dos consumidores no mundo.

São mais de 6.000 indivídios de diferentes perfis denominados de nômades urbanos que trabalham inseridos em diversas experiências do cotidiano, conectados pela tecnologia e que estão sempre a observar e experimentar para produzirem insights de forma tão natural quanto o ato de respirar, mapeando quais são os novos comportamentos do ser humano no planeta. Todos os dias debatemos tendências e novas ideias sobre aquilo que acreditamos ser um pedacinho do futuro com nossos clientes, sempre céticos e avessos à experimentar grandes mudanças na esmagadora maioria das vezes. Quando muito arriscam-se a fazer algo novo porém nos moldes do século passado, “porque fizeram assim a vida toda e sempre deu certo”. Parte disso é miopia do cliente, parte é nossa mediocridade em conseguir tangibilizar o intangível.

o mercado atual é como esta imagem

As marcas tentam demarcar seu território mas os mercados estão em movimento contínuo.

A AYR Consulting, pelo que entendi, na verdade é uma gestora de riscos de investimentos, já que toda inovação tem um alto risco ou seja, forte capacidade de fazer evaporar dinheiro. Por conseguirem sentir como o comportamento de grandes tribos no mundo está pulsando, conseguem adaptar negócios, serviços e produtos de forma única fazendo com o que o risco de inovar seja minimizado. O mais legal é que eles tem o briefing dos sonhos, um briefing focado totalmente no objetivo. O cliente os convida a ajudá-lo a realizar seus sonhos e objetivos de lucratividade e literalmente dizem: AYR Consulting, o problema é todo de vocês! e eles respondem “ e o risco é de nós dois!” com um modelo de contrato baseado em 50% da remuneração em resultados. Essa é a real valorização do potencial criativo do ser humano. A matéria prima destes consultores inovadores futurólogos é o que Rasquilha chama de “intagibilidade” e o produto final é algo que as pessoas possam entender de forma simples, rápida, direta, e que seja amplamente aplicável.

O cliente final tem que considerar o resultado final de toda essa criação como sendo algo “cool”

O cliente final tem que considerar o resultado final de toda essa criação como sendo algo “cool”. Segundo o vice-presidente da maior consultoria de tendências e inovação do mundo, não há regras, não há modelos, não há respostas qualitativas ou quantitativas. O que funciona de fato é a experiência, a imersão, observação e mapeamento do comportamento. Você pode até duvidar que a pesquisa quantitativa e qualitativa morreu, mas os resultados que são obtidos provam que quali e quanti já eram, quando se pensa em diretrizes de inovação. Fruto da tangibilidade do intangível, um exemplo recente é uma rede Hoteleira Européia que cresceu mais de 20% no meio da crise e recentemente bateu a meta do ano em maio.

Fonte: AYR Consulting, a maior cosultoria de tendências do mundo

Fonte: AYR Consulting, a maior cosultoria de tendências do mundo

Pesquisas Quantitativas e Qualitativas para quê? As respostas para o que realmente importa estão nas mídias sociais, nos comentários dos blogs, na reputação de uma marca, em observar como o seu cliente se comporta e o que é importante para ele e, principalmente, na reputação das pessoas que representam uma marca na internet. A imagem do evento é um slide de um menino fazendo xixi no riacho – “ as empresas querem demarcar seus territórios mais o território está em constante mudança. Por isso temos que nos reinventar constantemente.” No intervalo da palestra abordei o Luis Rasquilha e ele permitiu que eu gravesse as respostas de algumas perguntas. Você confere no vídeo dentro deste post. E aí… você vai ficar aí sentado ou vai começar a atravessar este grande deserto que é colocar estas idéias em prática com os seus clientes? Vê se não vai descobrir um monte de empecilhos para não fazer isso pois seu concorrente pode fazer antes de você.

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Rogério Kobal
Sou consultor de marketing e venda digital que ajuda profissionais liberais e pequenas e médias empresas a vender melhor usando tecnologia, internet e marketing de conteúdo. Você pode encontrar mais dicas no meu site, além de fazer perguntas para que eu possa responder e te ajudar. Todas estas dicas são gratuitas e tem o objetivo de ajudá-lo a criar bons resultados no seu negócio e na sua carreira profissional 

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