Esqueça a propaganda que te ensinaram na faculdade…

Toda vez que vejo alguma propaganda política sinto-me profundamente constrangido em afirmar que sou publicitário. Deve ser por causa da forma que as propagandas são planejadas e executadas.

Numa tentativa frustrada de se tornar um grande sucesso do cinema nacional, um filme sobre a vida do presidente Lula, que tinha no elenco artistas com o gabarito de Glória Pires, tornou-se um grande fiasco nacional. Quem fez a análise do público-alvo esqueceu que quem ganha bolsa família dificilmente vai ao cinema. Primeiro porque é caro – ir com 3 filhos representa um custo bem significativo no orçamento familiar – e mesmo que fosse,  ninguém segue o que não acredita. Quem segue o Lula, segue o Lula que discursa no palanque, no ABC, se colocando como mais um entre a grande maioria dos eleitores do nosso país. Talvez se fosse uma peça de teatro popular, nos moldes da paixão de Cristo, o filme do Lula teria mais audiência…

 

 

Em suma, ninguém que segue o Lula presidente operário vai seguir o Lula astro de cinema. As pessoas ainda tem alguma percepção do que é real e o mínimo de raciocínio para entender que o que se mostra no filme é uma imagem mentirosa, quase uma falta de respeito com a inteligência existente em cada pessoa.

Mais um exemplo: há alguns dias, o prefeito Kassab lançou uma intensa – relamente intensa –  veiculação de uma propaganda em que aparece com capa de chuva amarela dizendo – sábado, 10h30 da noite. Estamos aqui nas ruas trabalhando, catando lixo, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

 

Impressionante… se ativassem  a tradução simultânea, imagino que seria algo assim – vamo gente, grava logo para que eu possa ir comer a minha pizza.  Realmente é muita audácia se mostrar com o pé na lama para dizer que trabalha para caramba, entrevistando pessoas para obter trechos de falas que ilustrem que realmente é muita chuva, oh ( barulho de trovão no fundo). Parece até espisódio dos Simpsons…

 

kassab-epoca-sao-pauloA revista Época São Paulo publicou uma pesquisa realizada com a população de São Paulo que mostra em números o quanto este comercial que o Kassab protagoniza é mentiroso. Esta percepção se consolida com o dado que mostra que 57% dos paulistanos deseja sair de São Paulo para viver em um lugar melhor.

A propaganda mudou. As pessoas mudaram. Este tipo de propaganda virou comédia. No máximo história de um período que já passou. Hoje o que vale é a opnião das pessoas. Quem tem que dizer – espontaneamente – que alguém trabalha muito, ou que um produto realmente é bom é o público-alvo em canais diretos e abertos.

Um excelente exemplo disso é o fato da Dell –  empresa que quebrou e quebra diversos paradigmas – conquistou através de um novo posicionamento de comunicação: reduziu em 50% citações negativas nas mídias sociais. Veja como:

Desde 2007 grupo de profissionais conversa com consumidores em blogs e fórums, em linguagem direta; menções diárias da marca chegam a 4 mil.

A gigante de computadores Dell disse que reduziu à metade os comentários negativos sobre sua marca por meio de ações em mídias sociais. A revelação foi feita pela chefe de comunicações em mídia digital da empresa, Kerry Bridge, durante o Encontro de Gerência de Relacionamento com o Consumidor, promovido pelo Gartner nos dias 16 e 17 de março em Londres (Reino Unido). No evento, Kerry disse que a empresa tenta falar com consumidores através da internet para melhorar a imagem da  marca.

“Em 2007 organizamos um grupo de agentes sêniores para conversar com consumidores em blogs e fóruns. Isso resultou em uma diminuição de 50% no número de citações negativas”, conta.

De acordo com Kerry, a Dell recebe 4 mil menções diárias na rede. A empresa encoraja essas menções por meio de uma postura ativa em diversas mídias sociais. Isso inclui contas pessoais e corporativas no Twitter e uma comunidade de blogs chamada Direct2Dell.

A Dell também roda o fórum Ideastorm, que permite a consumidores sugerir ideias de como melhorar negócios e produtos. A comunidade de consumidores vota nas idéias e a cada mês a Dell tenta colocar as 40 melhores em prática nos seus negócios.

400 ideias
Como resultado, Kerry disse que a empresa implantou até agora 400 idéias de consumidores. Ela acrescentou que os blogs Direct2Dell atraem milhões de leitores. Ela também ressaltou a importância de medir atividades em mídias sociais para avaliar se ela apoia bem os objetivos de negócio.

“Nós ligamos nossos blogs ao site da Dell para sermos capazes de ver quando consumidores estão lendo os blogs ou comprando algo”, disse Kerry.

Entretanto, quando responde a consumidores online, ela diz que é importante conversar no mesmo nível, sem tentar fazer campanha de marketing.

“Tenha certeza de ler todos os blogs e posts e responda para os consumidores em um tom personalizado. As expectativas deles são de que você esteja onde eles estão, e eles querem que você seja útil”, finalizou.

Fonte: Computer World EUA – 18/03/2009

E ai, você consegue encarar esta nova realidade na comunicação da sua empresa, produtos e serviços?

Rogério Kobal é palestrante, facilitador dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e consultor de Negócios e Marketing Digital especializado em Planejamento, Inovação e Execução e Direção de Criação.

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