Marketing Digital ajuda a reduzir o tempo de venda de produtos e serviços B2B

Marketing Digital

Cada vez mais temos nas empresas profissionais especializados em “brifar”. Este profissional tem um perfil generalista e não possui conhecimentos profundos sobre o que precisa contratatar dentro do seu setor, equipe ou time.

Por isso são contratadas diversas empresas que atuam no segmento B2B para atender e principalmente explicar como deverão ser realizados os investimentos necessários para atingir objetivos propostos pelos generalistas que estão dentro dos clientes.

Além disso, há a concorrência de verba entre departamentos de uma mesma empresa, onde marketing precisa investir em comunicação enquanto TI precisa informatizar o processo de produção e o RH ou Gestão de Pessoas como gostam de ser chamados precisam investir em treinamento e capacitação num contexto onde não se encontra mão-de-obra qualificada para conseguir crescer.

Outro fator chave é que as decisões são colegiadas e não mais isoladas, onde todos estes departamentos em mais alguns irão levantar dúvidas e questões sobre a prioridade e necessidade de cada investimento.

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Onde entra o site da empresa nesse contexto nada animador?

Além das 10 principais características que um site deve ter, explicadas rapidamente no artigo “10 características dos sites que vendem mais e melhor”, um ponto fundamental é o site da sua empresa ter vários artigos baseados em todas as dúvidas presentes no processo de decisão de quem contrata serviços B2B.

Estes artigos deverão estar publicados em um blog, dentro do site da empresa. Este blog deverá seguir as principais diretrizes de SEO – das mais básicas, como ter urls amigáveis, até as mais atuais que vinculam o conteúdo publicado a um perfil do Google Plus, para evitar problemas de conteúdo duplicado na internet e direitos autorais.

Separe as principais dúvidas dos clientes em grupos de problemas e comece a produzir conteúdo. Se você não tem pessoas na sua equipe de marketing capazes de realizar isso, você poderá contratar profissionais especializados, que baseados em algumas conversas com sua equipe de vendas, funcionários e até clientes, irão produzir conteúdo de qualidade para publicar no seu blog.

 

Entre os principais problemas e dúvidas comuns em todo processo de decisão de compra você irá encontrar:

– Qual é a tecnologia mais atual para oferecer o resultado que precisamos?

– Quais são as tendências na evolução desta tecnologia?

– Como este investimento irá aproveitar os investimentos já realizados anteriormente para que eu não tenha que “jogar tudo fora”

 – Que tipo de treinamento minha equipe precisa receber para utilizar plenamente os recursos deste novo investimento

– Como este investimento irá impactar positivamente todas as áreas da organização.

– Quais problemas de cada área este investimento ajudará a resolver

– Quais são os principais problemas no processo de implantação, instalação ou lançamento

– Quais são as garantias existentes e o que elas abrangem e em quais condições?

– Quais são as faixas de valor para este tipo de investimento e como eu consigo migrar para soluções mais completas ou novos módulos e atualizações?

Podemos listar mais um monte de questões que irão ser debatidas no processo de decisão até que o investimento torne-se prioridade na agenda do seu cliente, em relação a outros investimentos.

Se você tem estes artigos publicados no seu blog, além de poder ser encontrado através de pesquisas no Google e internet, você poderá usar os mesmos para capacitar sua equipe de vendas para estar apta em argumentações com clientes, além de poder enviar diretamente os artigos por e-mail para eles, o que permite um compartilhamento mais imediato entre todos os envolvidos.

Quanto mais dúvidas o seu site responder claramente, mais pronto o seu cliente estará para comprar o que você quer vender e principalmente dentro da faixa de preço que na qual você quer vender.

 

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