Segundo post publicado na Info Exame Online por Guilherme Pavarin, de junho a dezembro de 2009, os tuiteiros brasileiros passaram de 2% para 8% de participação, formando o segundo grupo com mais representantes na rede. Esta é uma das conclusões da pesquisa da Sysomos Resource Library, publicada há pouco, que mediu a incidência de usuários ativos no Twitter pelo mundo.
Como já era de se esperar, os Estados Unidos continuam bem à frente das demais nações quando o assunto é representação no serviço: possuem 50,88% do total de usuários. Os americanos, porém, tiveram uma queda significativa, se comparar os dados atuais com os da pesquisa anterior. Há pouco mais de seis meses, os Estados Unidos detinham 62,14% da porcentagem de usuários. A redução de participação dos americanos é explicada pelo alto crescimento de brasileiros e também de outros países que antes não tinham tanta representação na rede, como Alemanha, Indonésia e Japão. O Reino Unido, com ligeira queda na porcentagem de usuários, de 7,87% para 7,20%, passou da segunda para a terceira posição, seguido por Canadá. Os australianos, que estavam na quarta posição em junho, agora não passam da sétima posição, devido a uma pequena queda participativa: foram de 2,80% para 2,39%.
Brasileiros não publicam tantas mensagens
Quando o assunto é o numero de tuítes, a disposição do ranking muda. Os brasileiros, donos de 6,73% de todas as mensagens publicadas, ocupam a terceira posição, atrás de Estados Unidos, com 56,59%, e Reino Unido, 8,09%.
Com base nos números abaixo eu vejo que muitos brasileiros estão montando suas contas no Twitter apenas por que todo mundo está fazendo. O grande desafio é usar com objetivos bem definidos e de forma que não se torne um escoadouro de tempo. Veja alguns exemplos de como tirar proveito do Twitter para vender mais.
6 Comments
Rui
20/01/10Mas como faço para administrar meus twitters a partir deste sistema do hootsuite.com?
Seria possível dar algumas dicas?
É seguro utilizar este tipo de mecanismos?
Rogério Kobal Marketing Digital
20/01/101. Depois que você se cadastrar no site, você terá que selecionar o ícone do twitter para que o sistema do hootsuite se integre com a sua conta do twitter, assim como no facebook, linkedin, wordpress e várias outras mídias sociais.
2. Irá aparecer um ícone ao lado da caixa de inserção de texto que tem o mesmo limite de caracteres do twitter.
3. Para cada conta que você integrar irá aparecer um link. Você seleciona novas redes sociais na tag settings.
4. Digite a mensagem na caixa de texto e selecione em quais mídias sociais você deseja que a mensagem seja publicada.
5. Há diversas funcionalidades muito interessantes, tais como poder incluir arquivos e fotos, encurtador de urls, e pesquisa de termos. Você também poderá incluir diversos painéis nas suas telas de monitoramento
6. Fique atento com o tempo que você irá destinar para este tipo de atividade e lembre-se de manter o foco no que realmente importa para o seu negócio, já que cada vez mais as mídias sociais tornam-se canais de divulgação altamente competitivos solicitando um volume de tempo cada vez maior para que você esteja entre os conteúdos mais relevantes para potenciais clientes. Enquanto você conclui vendas e entrega o que vendeu nós podemos gerar demanda para o seu negócio. Confira nossas soluções em http://ow.ly/YJIH
Rui
20/01/10Como faço para verificar o numero de acessos em meu twitter, é possível realizar tal verificação?
Grato e no aguardo.
Rogério Kobal Marketing Digital
20/01/10Há diversas ferramentas na internet que são gratuitas e possibilitam este tipo de análise. Uma das mais populares é o HootSuit – http://hootsuite.com/
Você consegue atualizar simultaneamente diversas mídias sociais, além de verificar estatísitcas de acesso. Nossa consultoria em marketing digital também realiza monitoramento de marcas na internet utilizando diversas outras ferramentas e caso haja interesse você pode entrar em contato para conversarmos melhor clicando no link http://www.kobal.com.br/index.php/contato/
Jorge de Pádua
19/01/10Muito interessante esta informação sobre esta mídia digital que está se tornando cada vez mais indispensável
Rogério Kobal Marketing Digital
20/01/10Constantemente publicamos conteúdos que mostram como as ferramentas de marketing e comunicação existentes podem contribuir para alavancar vendas e melhorar resultados para diversos clientes com diferentes tipos de problema.
Se desejar você também poderá enviar perguntas sobre marketing digital e posicionamento de marca para que possamos respondê-las
Leave A Response
You must be logged in to post a comment.