Como aumentar a qualidade da sua lista de e-mails e reduzir custos de comunicação para vender mais e melhor

ORÇAMENTO DE LIMPEZA DE MAILLING E MANUTENÇÃO DE LISTA DE EMAIL MARKETING E NEWSLETTER

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Em 1995 era possível pensar em ter um negócio competitivo sem ter um site. Atualmente, em 2013, praticamente não dá para ser competitivo sem estar presente na internet. Toda esta mudança aconteceu em 18 anos e se você não adaptou o seu negócio, hoje pode estar sendo mais difícil continuar sendo competitivo com um negócio que fatura e é lucrativo.

Durante estes 18 anos, o e-mail marketing tornou-se “velho”. As novas gerações preferem os canais de comunicação imediata como mensagens tipo SMS, Skype, Chats ou aplicativos mobile como o What’s Up.

Porém o email marketing, além de “velho”, fortaleceu-se como um clássico e hoje, nos Estados Unidos, ocupa o terceiro lugar entre as principais fontes de tráfego que compram ou solicitam orçamentos na internet, segundo dados apresentados durante o maior evento de E-commerce do planeta em outubro de 2013, o Shop.org 2013, que acontece anualmente nos Estados Unidos.

Você deve estar lembrando agora da enxurrada de Mensagens Spam que atolam sua caixa de entrada e questionando a veracidade destes números que citei acima. Pois, é …

Cada vez mais temos mensagens tipo spam e cada vez mais temos filtros inteligentes e práticas anti-spam aprimoradas, capazes de garantir altas taxas de entregabilidade para listas de e-mails que foram construídas de forma orgânica, natural, onde os clientes pedem para receber as mensagens.

Se você simplesmente compra uma lista de milhares ou até mesmo milhões de e-mails que não é tratada e utilizada com frequência e relevância, você vai estar longe de ter os e-mails como terceira fonte de tráfego no seu site.

Se você produz conteúdo com frequência e envia mensagens relevantes com frequência para a sua base de clientes cadastrados, entendendo o perfil de cada grupo, suas chances de sucesso são excelentes.

 

Porque o email marketing está forte como nunca?

Eu entendo que pelo fato da explosão de smartphones deixar as pessoas conectadas praticamente 100% do tempo, o e-mail foi beneficiado.

Junto disso, a grande variedade de plataformas de gestão e envio de e-mail marketing e newsletters com preços mais acessíveis e a evolução dos filtros anti-spam estão cada vez mais tornando o e-mail marketing um dos canais de comunicação e aquisição de clientes com o melhor custo benefício, perdendo apenas para o melhor de todos, que sempre será o melhor que é a indicação, o boca-a-boca promovido por clientes satisfeitos.

Com o domínio dos motores de busca como o Google, as campanhas de links patrocinados tornaram-se um canal cada vez mais acessível e com custos baixos. Porém, os links patrocinados estão inflacionados, o que torna o custo de aquisição de novos clientes muito caro.

Além disso, se a empresa que faz links patrocinados para ter tráfego no seu site e não cadastra o cliente para depois conversar diretamente com ele por e-mail, estará pagando repetidamente o custo do link patrocinado para ter o acesso do cliente novamente.

Este custo poderá ser reduzido se o site conquistar tráfego orgânico ( aparece nas primeiras posições de forma natural, sem pagar para o Google ) por causa do SEO e do Marketing de Conteúdo, mas se não tiver o cadastro do e-mail do cliente para depois enviar mensagens pertinentes e relevantes, este custo ao longo do tempo também poderá tornar-se impraticável.

 

Como deve ser realizado o cadastro de e-mails de clientes ou leads (quem ainda não comprou) ?

O ideal é ter um formulário simples de cadastro do usuário no seu site e se você tem um ponto físico ou outras formas de interação com o público-alvo, ter uma forma de cadastrar os e-mails destas pessoas.

Se possível, tenha opções de interesse para conseguir segmentar sua lista. Opções de localização como cidade, estado ou cep também são relevantes.

Os cadastros geralmente acontecem por fatores de seleção de interesse como:

  • Cadastre-se para saber o preço / receber orçamento
  • Cadastres-se para receber dicas sobre determinado assunto
  • Cadastre-se para ter acesso a  um conteúdo ( donwload, acesso restrito, etc )
  • Cadastre-se para ter desconto, benefício, participar de promoção ou concurso

Porém, o crescimento da lista desta forma demora. É a lei da colheita.

Uma lista de boa qualidade deve ter uma taxa de abertura entre 15% e 25%. Você deve ser tarado por buscar uma taxa de abertura de 30%. Há diversos fatores que influenciam esta taxa de abertura e poderemos tratar especificamente de cada um deles depois.

Além disso, dá um trabalho duro produzir conteúdo realmente relevante e ações realmente impactantes para fazer o sujeito dar o e-mail dele para você.

Por isso, muita gente compra listas ou compra disparos.

 

Devo comprar listas ou comprar disparos de e-mail marketing?

COMPRA DE ENVIO

Eu recomendo que você compre o disparo, porém sempre de empresas que tratam suas listas de forma constante e dentro das políticas anti-spam. A lista deve ser limpa constantemente e deve receber mensagens de interesse do segmento específico que a lista representa.

A mensagem que você vai enviar deverá ser altamente relevante para o perfil da lista que você está comprando o envio.

E principalmente, você deverá ter uma página focada em receber o tráfego da mensagem que foi enviada para esta lista e convertê-lo em cadastro.

Estes serão os melhores e-mails que você poder ter deste envio comprado. Eles tem potencial de abertura e de conversão em cliente.

COMPRA DE LISTA

Eu realmente NÃO RECOMENDO que você compre listas de milhares de e-mails que custam baratinho. Estes e-mails são capturados por robôs de forma extremamente genérica e a qualidade destas listas é muitíssimo baixa.

Elas tendem a ter uma quantidade de erros no primeiro disparo extremamente alta e as ferramentas de envio de email marketing irão bloquear a sua conta por causa disso.

Além disso, o domínio do remente da mensagem ficará classificado como SPAM e a entregabilidade das suas mensagens será afetada por um bom tempo.

Mas, se você está decidido a comprar, que compre uma lista ativa e tratada com frequência. O melhor sinal de que isso acontece é o valor da lista ser caro, ou você ter que negociar bastante para convencer o dono da lista a vende-la e não vender somente o disparo.

 

TRATAMENTO DE LISTA DE E-MAILS

LIMPEZA INICIAL

Sua lista passará por um processo inicial de limpeza para realizar a retirada dos e-mails inválidos e que apresentam erro durante o processo de envio.

Este processo é mais demorado pois a lista deverá ser organizada, se possível, em diverentes seguimentos e após o envio ser realizado há uma altíssima probabilidade da lista ser bloqueada devido a alta taxa de erro. Dependendo do volume de e-mails esta etapa poderá levar até 15 dias.

REATIVAÇÃO DE CADASTROS

Os e-mails limpos entrarão agora em outra ferramenta, específica para o envio de e-mail marketing e newsletter.

Será elaborada uma mensagem com foco no perfil do segmento que sua empresa trabalha, com foco na atualização do cadastro.

Na sequência será enviada uma outra mensagem, dentro de 5 dias, com conteúdo altamente relevante para o usuário e com foco na taxa de abertura da mensagem.

LIMPEZA FINAL

Somente os usuários que abriram as mensagens durante todo o processo de limpeza permanecerão na lista, o que deverá impulsionar sua taxa de abertura de mensagens.

 

AGORA NÃO TEM MAIS VOLTA

Se você não der sequência no envio de novas mensagens com conteúdo relevante, que realmente interessa, sua lista de e-mails irá deteriorar novamente.

A cada 90 dias, cerca de 30% da lista já tem alta probabilidade de estar comprometida.

É preciso manter-se presente constantemente, dentro da prioridade e frequência determinada pelo usuário.

IMPORTANTE

A – Para que isso funcione, você precisa ter uma produção no mínimo quinzenal de conteúdo em um blog dentro do seu site.

B – Você precisa ter um formulário de cadastro simples no seu site

C – Não faça somente mensagens do tipo “folheto de propaganda”. Precisa ter conteúdo relevante, precisa ter texto que ajude o usuário a resolver problemas, e para resolver alguns destes problemas ele precisará comprar ou consumir algo que você vende.

D – A ferramenta de envio deverá estar integrada com o site para realizar o envio destes conteúdos de forma automática. Atualizou o site, a mensagem é enviada na data que você programou.

 

 Quer saber mais?

Mande para rogerio@kobal.com.br o seu objetivo, o resultado que você deseja obter e acredita que uma lista de boa qualidade irá ajudar a conquistar

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