Acorde o seu cérebro no processo criativo!

Recebi um convite de Patrícia Lopes, consultora de comunicação da Novità Comunicação Estratégica para escrever algumas dicas para os universitários que estarão partcipando do Desafio Oba. Este mesmo artigo será publicado no blog do concurso.

desafio-oba

Pesquisa, brienfing, concorrentes, regulamento, apresentação, cultura do cliente…

Quanta coisa! Todas importantíssimas para moldar resultados de sucesso. Porém nunca se esqueçam de que o grande negócio da propaganda são as idéias. Para tanto, neste processo criativo e mais do que tudo colaborativo, um conceito impera: a sinergia.

Se você quer ser criativo, provoque o seu cérebro e o dos integrantes da sua equipe. Vá além do ótimo e atinja o excepcional. Somente isso interessa. As melhores idéias, além de serem inovadoras são vendedoras. Idéia legal e bonita serve para ficar em anuário de criação. Idéia inovadora bate recorde de faturamento.

Pois bem para encontrar a tão sonhada idéia excepcional, sugiro que comportem-se da seguinte forma:

Criem sinergia na sua equipe. Provoquem-se em um encontro de brainstorm. Reunam as diversas formas de ver a vida, o mercado de hortifruti, a percepção que vocês tem do Oba em Campinas. Iniciem uma busca insessante pelos seus últimos “neurônios virgens”, aqueles que não estão pré-formatados. Deixem de lado suas verdades e explorem ao máximo sua mente. O momento é para se preocupar com volume de idéias, com quantidade. A qualidade será avaliada em outro momento.

  1. Sinta o seu cliente! Vá fazer compras no Oba. Vá de busão, vá a pé, vá de carro, vá com amigos, vá sozinho, vá com sua mãe, sua avó, seus sobrinhos. Compre na promoção, peça informação para o repositor do setor, peça para cancelar algum item no caixa, peça desconto, participe do dia-a-dia do cliente. Pegue, escolha, compre produtos que o cliente compraria, veja o ambiente da loja, cheire a loja, sinta a temperatura da loja, ouça atentamente o ambiente da loja. Faça o mesmo em relação ao doutores da Alegria. Viva intensamente o que cada cliente vive quando entra em contato com a experiência de ir a uma loja do Oba Hortifruti.
  2. Faça o mesmo com o principal concorrente e sinta as diferenças. Encontre no que o Oba é melhor. Entenda realmente o motivo dos clientes do Oba serem clientes do Oba. Está achando trabalhoso? É assim mesmo: 99% de transpiração para 1% de inspiração.
  3.  Volte para número 1. Faça de novo.  Some novos insights aos anteriores. Depois disso, todos deverão selecionar as 5 melhores idéias (vocês deverão esgotar as possibilidades ao máximo, listem no mínio 100 idéias diferentes. Acha muito? Para um grupo de 5 pessoas serão só vinte para cada uma. Provoquem-se, criativem-se!).
  4. Neste universo de cinco linhas criativas, somente neste universo, vocês irão avaliar e criticar a capacidade de cada idéia ser realizada. Criatividade, frase de impacto, prazo, verba disponível, regulamento, legislação, cronograma de implantação e execução, cultura do cliente e do público-alvo, diferencial em relação à concorrência, retorno do investimento ( é fundamental – promoção é feita para vender ), execução e logística da campanha, da entrega da premiação, como e por quem serão mensurados os resultados de vendas.
  5. Eleja e dê vida a melhor idéia! Agora é por a mão na massa para selecionar ou produzir imagens de alto impacto, frases adequadas para cada momento de contato da campanha com o público-alvo. Nunca se esqueça do endomarketing, pois é fundamental que cada colaborador do Oba esteja completamente envolvido com esta ação – os clientes percebem quando os funcionários não se envolvem e isso é muito negativo para a marca, independente da quandidade de peças.
  6. Agora, basta colocar isso em uma apresentação de no máximo 20 minutos, com bastante emoção e extremamente objetiva. Lembrem-se que idéia boa não é explicada, é “gostada”. Por isso, treine a apresentação para uma platéia extremamente crítica e esteja preparado antes da apresentação final. Mas, como só dá pra fazer upload das peças, caprichem na direção de arte!

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