10 características de sites que vendem melhor

Escrevi um artigo sobre 10 características que se destacam nos sites que geram os melhores resultados na internet para seus donos. Estas características quebram vários paradigmas presentes em muitos de nós, como por exemplo precificar serviços no site ou comparar-se com seus concorrentes. Recentemente publiquei no meu twitter uma sequência de posts onde cito estas características e prometi escrever um post mais completo para cada uma delas. O texto foi publicado no blog da Padovani Prado e segue abaixo na íntegra. Espero que você sinta-se incomodado ao lê-lo, pois sempre é difícil desafiar alguns mitos de mercado.

Hoje, um website na internet é a melhor ferramenta de marketing que uma empresa de qualquer porte pode ter, mas não são todas as empresas que conseguem transformar visitas em negócios. Não importa se você vende produtos diretamente pela internet ou se vocêtem uma padaria. O principal objetivo do seu website é produzir novos negócios para a sua empresa. Ninguém precisa acessar um folheto eletrônico bonitinho, cheio de animações e que não oferece respostas para as perguntas que podem ajudar a resolver os problemas do dia-a-dia. Ninguém mais tem tempo sobrando e todos têm acesso à informação.

Como você pode transformar o seu site em um sistema poderoso de qualificação de clientes e geração de oportunidades?

Neste artigo você encontrará 10 das principais características presentes nos melhores sites das empresas mais inovadoras da atualidade emseus segmentos de atuação. Empresas de todos os portes e tamanhos que estão revolucionando a forma de se fazer negócios, arrebentandoos alicerces de um marketing jurássico, criado no século passado.

1. Os melhores sites tem FOCO
Há sempre um grande destaque na home com o principal produto ou serviços.

Estamos na era do conhecimento. Já se fala em geração Z – pessoas que nasceram em meados dos anos 90 no epicentro do grande boomtecnológico – e é muito importante entender que sites do século XXI não são catálogos digitais navegáveis. Isso é coisa do século passado,do nascimento da internet. Os sites que são verdadeiras máquinas de gerar demanda são focados em um único grande diferencial, destacado em sua página principal que passa a mensagem matadora, o grande trunfo da empresa em relação aos concorrentes de forma clara e objetiva. Um grande banner com o que se tem de melhor. O resto o usuário descobrirá depois caso, se houver interesse. Um únicodestaque matador. Entre agora no site da www.apple.com.br e veja um banner gigante com o principal destaque do momento.

Para que isso seja viável, você deverá escolher o que não irá dar destaque. Não dá para vender tudo para todos. Escolha o que é mais importante e dê destaque. Lembre que ter foco é dizer não.

2.Os melhores sites COMPARAM-SE com concorrentes
Ensinam o usuário como e com quais concorrentes compará-lo.

A internet veio para facilitar a vida das pessoas. Não adianta você esconder informações que o usuário irá encontrar na internet. Sevocê não der as orientações sobre quem são seus concorrente e o que você oferece de melhor em relação a eles, os usuários poderãocompará-lo com empresas e produtos que são inferiores ou muito melhores que os que você apresenta e irão posicioná-lo da forma quevocê não quer.

Selecione entre 3 e 4 concorrente e compare com você. Assim, o usuário irá ficar mais tempo no seu site, pois você está dando informação relevante e de qualidade que o usuário iria gastar tempo para encontrar. Desta forma você já elimina o contato deusuários que estão buscando soluções numa faixa inferior ou superior à que você se encontra. Isso acontece com os sites presentes no www.buscape.com.br, o maior comparador de preços da America Latina. Os sites pagam por clique nos produtos que são divulgados neste comparador de preços, que inclusive apresenta notas de credibilidade às lojas virtuais.

A comparação é boa para o seu negócio, pois elimina contatos e solicitações desnecessárias de propostas que não se transformarão emnegócios. Você não precisa de 200 solicitações de orçamento para fechar 20. Você precisa de 30 usuários muito bem qualificados quepossam gerar 15 excelentes contratos. Assim você otimiza seu tempo e qualifica o seu trabalho.

3. Os melhores sites PRECIFICAM seus serviços
Quando você divulga preços você qualifica o seu cliente.

Quando você precifica você ajuda a qualificar o usuário e você facilita o processo de decisão. Crie pacotes de acordo com perfis de clientes que você identificou no seu histórico de vendas e precifique de forma que o cliente perceba quais são as vantagens de pagar opreço de fazer negócios com você. Compare os pacotes com itens que estão inclusos ou não. Cada cliente tem uma percepção diferentesobre o valor de cada serviço e quando estes serviços estão agrupados em um pacote a percepção de vantagem é bem melhor. Se o cliente realmente quiser pagar o preço de fazer negócios com você, é porque você soube agregar valor. Se ele tiver um preço melhorele tentará negociar com você fora desta tabela e então você deverá utilizar sua sensibilidade comercial para negociar ou não um preço diferenciado. Deixe o seu site agregar valor ao que for oferecido ao usuário. Deixe o cliente decidir se vale a pena fazer negócios comvocê ou não.

4. Os melhores sites INFORMAM e educam o usuário
Oferecem conteúdo para ajudar o usuário a tomar a melhor decisão de compra.

Artigos, vídeos, podcasts, webseminários, apresentações, e-books, white papers, fotos, tabelas, infográficos…Os melhores sites publicam conteúdos que educam os clientes com informação de qualidade para que sejam estudados, comentados,referenciados, indicados e utilizados para agilizar a tomada de decisão de várias pessoas de forma que ajudem a produzir as melhores decisões possíveis. Isso irá cativar a audiência. Isso irá gerar mais visitas e principalmente irá fazer com que novos visitantes que chegamao site via busca orgânica, indicação de amigos ou e-mail marketing, retornem para sempre aprender mais.

Primeiro seja referência para depois se tornar preferência.

5. Os melhores sites são RELEVANTES para quem os acessa
Entregam conteúdo que ajuda o usuário na solução de problemas reais, cotidianos.

Produzir conteúdo único e de qualidade é difícil. Você vai ter que gastar o cérebro. Vai ter que transformar as suas experiências cotidianase mercadológicas em uma mensagem interessante e aplicável. O sujeito vai seguir o que você escrever e vai testar se funciona ou não. Sefuncionar, se for prático ele vai achar você relevante. No buraco negro de informações disponíveis, os usuários irão se apegar a quem se tornar importante para ele. E vai se tornar importante e relevante quem se adaptar as necessidades de consumo de informação do cliente.

Estudos apontam que os vídeos serão responsáveis por 75% do tráfego da internet no mundo em 2012. Quantos vídeos relevantes paraos seus visitantes e potenciais clientes você está publicando no seu site, no seu canal no YouTube? Quantos artigos com dicas importantes para os seus clientes você publica no seu site?

Os melhores sites tem uma reputação na internet. São relevantes, são sinônimos das principais palavras-chave do negócio em que atuam.

6. Os melhores sites são OTIMIZADOS
Seguem as principais diretrizes de SEO e são encontráveis pelos usuários

Atualmente são mais de 130 fatores que influenciam o posicionamento de páginas de um site nos mecanismos de busca como o Google. Há fatores de maior impacto e há fatores de menor impacto. O objetivo destas diretrizes é fazer com que os sites se preparem para oferecera melhor experiência de usabilidade e conteúdo para os usuários que utilizam o serviço de busca do Google. Hoje, os algorítimos de buscaevoluíram tanto que os resultados de busca são refinados de acordo com a forma que cada usuário realiza buscas em seus micros além daforma que o usuário utiliza o site clicado nos resultados apresentados. Além disso, a geolocalização influencia nos resultados apresentadosbem como a nova mudança, presente ainda somente no Google americano, que é o Plus 1, semelhante ao botão curtir do Facebook. Em suma,os resultados de busca são diferentes em cada micro ligado à internet, adaptados à maneira que o usuário navega.

Todos os dias estes fatores mudam e a geração Z irá ditar as novas tendências. Especula-se muito sobre o fato do Facebook tornar-se o portalde entrada na internet e mudar a forma como as pessoas navegam. Ter um site otimizado é um trabalho constante e fundamental para gerarmaior volume de visitas e consequentemente mais negócios para sua empresa. Um conteúdo bem organizado, voltado para as necessidadesdo cliente é fundamental para gerar mais negócios.

7. Os melhores sites estão ATUALIZADOS
Sempre tem novidade, no mínimo quinzenalmente

É muito comum, realmente muito comum em reuniões trocarmos cartões de visita com micro e pequenos empresários e eles falarem: “… aqui tem o meu site mas está desatualizado. Até o mês que vem a gente vai lançar a versão nova…”. Se vão meses e o site continua na mesa. Bom…, é simples. Ninguém se preocupa em voltar em sites que não mudam, que não tem novidades. Além de não serem bem rankeados pelos mecanismos de busca, você terá um site velho e obsoleto em conteúdo. Seu site não vai rankear entre os primeiros. Logo, para gerar maisvisitas precisa divulgar o site, produzir novidades, produzir conteúdo, usar o cérebro para publicar coisas novas, antenadas com a realidade,com o cotidiano de forma relevante para o usuário. No mínimo uma vez a cada 15 dias.

8. Os melhores sites são ASSINÁVEIS
Oferecem diferentes formas de cadastro para diferentes objetivos e acesso ao conteúdo

Por mais que o seu site seja otimizado, rápido, navegável, bem organizado, nem sempre serão acessados por quem o considera relevante. Paraisso há várias ferramentas, entre elas o Feed ou RSS e o e-News ou News Letter. Para isso você precisa garantir que há disponibilidade paraos usuários assinarem o RSS do seu site, se há organização de Feeds por categorias, e se há possibilidade de cadastro de e-mails para enviode News Letter. Se você disponibilizar, lembre-se que precisa produzir conteúdo. Você precisa sempre estar entrando em contato com seususuários de forma útil para eles e nada melhor do que produzir conteúdo para quem assina o seu feed de notícias e deseja receber o seu e-news.

Certifique-se de que seu site é assinável. Ative ferramentas de captação de e-mails e informe de que forma você irá utilizar os e-mails para que eles informem o endereço de e-mail que utilizam. Esta é a forma com o melhor custo / benefício para divulgar qualquer coisa.

9.Os melhores sites são SOCIÁVEIS
Estão completamente integrados com as mídias sociais e facilitam a recomendação de conteúdo do site

O botão curtir está revolucionando a internet. É o grande marco do facebook pois leva para dentro de sua rede todo o conteúdo que está fora.Para isto basta o seu site ter o botão curtir. Fato semelhante acontece com Twitter e demais mídias sociais. Para gerar tráfego você precisa sersocialmente integrado, de forma fácil e eficaz com as principais mídias sociais e seus usuários.

10. Os melhores sites são INDICÁVEIS
Consolidam um elo de confiança com os usuários a ponto de serem indicados

Tudo, absolutamente tudo o que você prometer no seu site, você precisa cumprir. Somente assim você irá criar confiança com os seus usuários. Se você possui deficiências e se isso gera comentários negativos sobre o seu serviço ou produto, publique-os. E publique também como você solucionou o problema. Ninguém é ingênuo a ponto de acreditar que não há problemas nas empresas. O importante é como você soluciona estes problemas e se consegue solucionar de forma eficiente e eficaz. Mostre que há pessoas trabalhando no sistema da sua empresa e que os usuários poderão contar com elas.

Problemas existem para serem resolvidos. Mostre como você está resolvendo os seus. Mostre como você cativa e constrói a confiança dos seus clientes. Mostre que você é indicável.

Estas são as principais características matadoras dos sites que os consumidores da atualidade e da próxima geração valorizam.Tá esperando o que para analisar o seu site e fazer acontecer? Receber uma proposta para começar a se mexer?

Perguntas, Respostas e Comentários